óleo essencial de alecrim

Conteúdos do Post

Benefícios e propriedades do óleo essencial de Alecrim na psicoaromaterapia.

Nome Botânico: Rosmarinus Oficcinalis

Origem: Tunísia

Extração: Destilação a vapor

Patre utilizada: Folhas

Características e propriedades gerais: Também chamado de alecrim verdadeiro, o alecrim desenvolveu vários quimiotipos (qt) em regiões climáticas razoavelmente diferentes. O quimiotipo cineol cresce no norte da África (Marrocos, Tunísia), o qt. cânfora cresce na Espanha e o qt. verberona no sul da França, Córsega, no norte da Itália e em países da antiga Iuguslávia.  

Alecrim também é associado à pureza, fidelidade, força e realização. Ativa o poder da presença e da força para agir. Proporciona ousadia e auxilia em casos de medos. Pode ser utilizado para ultrapassar padrões e crenças limitantes. “O alecrim é para ir além”. 

O óleo essencial utilizado neste estudo é o quimiotipo cineol. Em sua composição química os componentes majoritários são: 

Óxido – 1,8 Cineol ou Eucaliptol  (aprox. 53,80%), 

Cetona – Cânfora (11,34%) e 

Monoterpeno – Alfa pineno (10,82%).

Este óleo essencial é um poderoso antioxidante. Ele estimula a circulação sangüínea e o crescimento capilar. Tisserand  acrescenta que vários e diferentes estudos demonstram que o OE de alecrim estimula a ação do coração, da respiração, da digestão, das funções renais, da função hepática, da função da vesícula biliar, da circulação sangüínea e da glândulas suprarrenais. 

Baudoux define o alecrim-verdadeiro como um óleo essencial universal, ao mesmo tempo excepcional e simples. Ele traduz suas características terapêuticas em: 

Força, equilíbrio, sabedoria, enfim tudo nesse alecrim-verdadeiro respira maestria. Nada de orgulho, nem ego superdimensionado, mas uma força tranquila e humilde, que ajuda o individuo a desenvolver amor sem limites (…)

Para equilibrar a mente e as emoções: é um óleo essencial estimulante da mente, da concentração e da memória. Auxilia a eliminar dúvidas e indecisões. Estimula o estado de alerta, aumenta o desempenho cognitivo, concentração, memória e o humor. Favorece os estudos. Proporciona ousadia, determinação e forca de vontade, excelente para situações de exaustão nervosa e depressão. 

O Alecrim foi o principal ingrediente da “Água Húngara”, a primeira água de colônia a causar impacto na Europa, em 1370. A famosa água da rainha da Hungria era uma solução rejuvenescedora. A rainha da Hungria aos 72 anos, sofria de gota e era paralítica, com a famosa água preparada a ela com Alecrim, recobrou a saúde e a beleza. 

Segundo Tisserand, o OE de Alecrim é um estimulante do sistema nervoso central e, na visão dele, é o mais estimulante de todos os óleos essenciais. Ele afirma que o alecrim revigora as partes que outros óleos não alcançam.

Rudolf Steiner afirma que sendo o alecrim uma planta calorífera, ele fortalece o centro vital e sua ação nos outros componentes do ser humano.

Precauções: Contraindicado para hipertensos, epiléticos, gestantes, lactantes, crianças com até 7 anos.

Compartilhe esse post!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram