Novo x Novidade

Conteúdos do Post

Há uma grande diferença entre O NOVO e NOVIDADE. 


Novidade é algo que chega pela curiosidade, que geralmente motiva e logo queremos usar, sentir, ter. Buscamos para preencher um espaço em nós que está entediado com o mesmo padrão, a mesma rotina, a mesma realidade. 


O Novo é diferente. Pode ser um novo ciclo na nossa vida. Pode estar carregado de mudanças sim. Pode vir derrepente e trazer outra rotina e mais entusiasmo. Mas A FORMA será outra, completamente diferente…

Vou dar um exemplo.


Quando estamos entediados com algo e buscamos uma novidade para alegrar, ela é efêmera e logo perde o “gás”. Deixa de fazer sentido e se torna obsoleta logo. Perde-se o interesse quando o gás acaba.


Por outro lado quando estamos buscando mudanças efetivas, estas sim mais enraizadas, podemos iniciar um novo ciclo a partir de tudo aquilo que já foi plantado e está pronto para brotar na nossa vida.


É semelhante a uma semente na terra. Quando está lá dentro e não a vemos, ela já existe, está viva mas ainda não APARECEU, não saiu da terra, não FLORESCEU. Essa é a diferença. O novo ciclo dessa vida (a planta) será quando ela EMERGIR da superfície e começar a crescer para fora.


Quem já teve a experiencia de ver um uma semente germinar, sabe como é esse processo simples e natural. Em um primeiro momento só vemos a terra, não enxergamos a semente lá dentro. Mesmo assim, regamos e deixamos em contato com a luz natural em um ambiente favorável. Seguimos o processo por dias, semanas ou meses. 


O que determina o tempo necessário NÃO É NOSSA VONTADE, mas o tempo que aquela semente precisa para brotar. E quando chega esse momento ela sai da terra e começa outro desenvolvimento. Com folhas, e quem sabe até, frutos e flores, de acordo com a espécie.


Assim somos nós e nossos processos de vida. Temos algumas sementes já submersas na terra. São ideias, projetos, necessidades e intenções de mudanças. Temos potenciais para florescer. Queremos isso! Só que muitas vezes buscamos essa conquista como quem busca simplesmente uma NOVIDADE. Como algo que não tem raiz e portanto não vai se sustentar por muito tempo.


Meu convite nesse INICIO DE CICLO, de Equinócio de Primavera, é para alimentarmos nossas sementes com bons nutrientes e perseverar no processo até que estejam prontas para sair da terra.


O momento é propício para isso. Hoje, dia 17.09 (às 8h01) entramos no ciclo da lua nova e no dia 22.09 (às 10h32) iniciamos uma nova estação, um novo ciclo anual que traz essa força de florescimento, de vida, com mais calor e cor para nossos dias.


Então, a reflexão que faço hoje é: quais são as sementes que estão sendo regadas na minha vida? O que desejo ver brotar? Estou fazendo esse trabalho constante de nutrição para que as sementes germinem e saiam da terra? O que posso fazer diferente?

Feliz novo ciclo!

Compartilhe esse post!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram