Famílias químicas dos óleos essenciais: aspectos vibracionais e emocionais

Conteúdos do Post

Os compostos mais comuns presentes em OEs são os terpenos (ou terpenóides) que são substancias que derivam das unidades de carbono e hidrogênio. Além dos mono e sesquiterpenos, existem os compostos oxigenados chamados derivados terpenicos. Os mais comuns nos OEs são fenóis, aldeídos, ésteres, álcoois, cetonas, éter/óxidos, lactonas e ácidos. (PETRY, livro 2, 2019 pg. 13)

Daiana Petry cita a autora e professora de Aromaterapia Energética Lydia Busson sobre a relação das famílias químicas de óleos essenciais com aspectos vibracionais. A partir de estudos e observações de ambas, sob a ótica da aromaterapia vibracional, são descritas aqui algumas observações importantes a respeito dos grupos de componentes químicos e as ações vibracionais relacionadas. (PETRY, livro 2, pg.17 a 28):

MONOTERPENOS – fazem circular energia

Um óleo essencial com grande quantidade de monoterpenos é mais fluido, mais leve e evapora com facilidade. Segundo Busson, estes OEs transmitem força, confiança e coragem para viver a vida. Proporcionam clareza mental, reduzindo a ansiedade e funcionando como verdadeiros “desinfetantes atmosféricos”. Eles fazem circular a energia, oferecem animo e disposição. 

Os óleos essenciais cítricos merecem uma reflexão diferenciada quando se avalia o efeito emocional. São muito utilizados para combater depressão, pois possuem grande quantidade de limoneno, um monoterpeno que estimula a produção de dopamina e serotonina. 

SESQUITERPENOS – estimulam a meditação

Todos os sesquiterpenos apresentam ação anti-inflamatória. Eles também promovem calma e tranquilidade, induzem a meditação, ajudam a compreender o sutil, o invisível e as situações de forma mais holistica. Os sesquiterpenos dissolvem a rigidez e a raiva e estimulam a forca interior para superar obstaculos. Diz-se que são óleos que engrandeceem a alma por estimular uma maior compreensão e percepção.

ÁLCOOIS – promovem inteligência emocional

Na prática de observação os álcoois demonstram efeitos vibracionais como equilíbrio, serenidade, harmonização do sistema nervoso, redução de ansiedade, equilíbrio mental e proporcionam inteligência emocional para resolver situações cotidianas.

ÓXIDOS E ÉTERES – facilitam o fluxo de idéias 

Os mais conhecidos encontrados nos óleos essenciais são o óxido 1,8 cineol e os éteres estragol e anetol. Os óxidos são poderosos para induzir o estado de alerta e de atenção promover insights, clarear ideias e pensamentos, resgatar memórias, limpar pensamentos e proporcionar energia e disposição. Os éteres equilibram o sistema nervoso, combatem a depressão e estimulam a formação da opinião clara e objetiva.

FENÓIS – combatem a estagnação

Os fenóis estimulam a circulação de energia vital combatendo qualquer estagnação. Oferecem forca, coragem e disposição para agir. São muito dinâmicos. Em excesso podem causar agressividade.

ALDEÍDOS – trazem aconchego

Promovem acolhimento, aconchego, carinho, amparo e nutrição. Estimulam a união no lar e nas relações. Relaxam a musculatura, reduzem tensão e a sensação de peso e fardo. Proporcionam relações mais descontraídas e amorosas. Abrem o coração para novos relacionamentos.

CETONAS – ampliam a consciência

Clareiam pensamentos, estimulam a percepção, intuição, comunicação e ampliam a consciência. Podem ser toxicas se usadas em excesso. 

ÉSTERES – minimizam as preocupações 

Promovem euforia, entusiasmo, disposição e descontração. Dissolvem a angustia, o pesar e o ressentimento. Combatem o estresse e a depressão. Trazem a sensação que tudo está bem e que não há com o que se preocupar. 

Exemplos de OEs (óleos essenciais) ricos nos componentes químicos dos grupos:
MONOTERPENOS: Bergamota e Elemi
SESQUITERPENOS: Copaíba e Mirra
ÁLCOOIS – Gerânio e Ho Wood
ÓXIDOS E ÉTERES – Alecrim e Louro
FENÓIS – Cravo e Tomilho
ALDEÍDOS – Lemongrass e Litsea Cubeba
CETONAS – Hortelã Pimenta e Erva Doce
ÉSTERES – Camomila Romana e Sálvia Esclaréia

Compartilhe esse post!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram