Conheça os componentes químicos do óleo essencial que você está utilizando

Conteúdos do Post

Cada óleo essencial é diferente

Cada óleo essencial (OE), assim como cada planta na natureza, responde ao local onde foi cultivada e extraída para produzir aquele óleo específico. Farão diferença nas propriedades dos OEs, fatores como o clima, o solo, a forma de cultivo, a extração e até a comercialização.

Assim como um vinho, da mesma marca e tipo de uva, mas de safras diferentes nunca é igual. Mesmo se elaborado com uvas do mesmo vinhedo e seguindo as mesmíssimas técnicas de vinificação, haverá diferenças entre eles. Tanto que existem as chamadas provas verticais, quando o mesmo vinho, de anos diferentes, é degustado lado a lado.

Com os óleos essenciais acontece algo semelhante. Dependendo de onde a planta foi extraída, como foi cultivada, em que condições e época, haverá uma diferença na composição daquela da mesma planta e consequentetemente entre os óleos essenciais dela extraídos. Dessa forma, OEs da mesma planta, local e da mesma marca são diferentes a cada lote.

Sinergia química de cada óleo essencial

O óleo essencial é uma sinergia natural. Ou seja, uma combinação de componentes químicos naturais em diferentes proporções. Podemos conhecer a composição química de um óleo essencial, por exemplo, analisando sua cromatografia.

Cromatografia

A cromatografia é um dos processos de análise da composição química de um óleo essencial. A cromatografia serve para identificação de substâncias, purificação de compostos e separação de componentes de misturas.

Existem laboratórios que fazem esta análise e emitem um “certificado de análise quimica”. Cromatografia é um processo de separação e identificação de componentes de uma mistura. 

Essa técnica é baseada na migração dos compostos da mistura, os quais apresentam diferentes interações através de duas fases.

Fase móvel: fase em que os componentes a serem isolados “correm” por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso.

Fase estacionária: fase fixa em que o componente que está sendo separado ou identificado irá se fixar na superfície de outro material líquido ou sólido.

Nesse exemplo (figuras 1 e 2) está a cromatografia do OE de Erva Baleeira (Cordia curassavica) e uma breve análise de sua composição química.

 

No relatório de análise química do óleo essencial, foram identificados 28 componentes químicos diferentes. Entre os componentes majoritários estão o Alpha-pineno (37,46%), o Cariofileno (12,33%) e o Alpha-Santaeno (5,61%). As famílias químicas predominantes no OE são os monoterpenos (43,62%) e os sesquiterpenos (39,46%). 

Com o conhecimento dos componentes químicos de cada óleo essencial, podemos entender um pouco mais da sua ação específica e propriedades terapêuticas. O Alpha-pinento por exemplo, é um monoterpeno com ação anti-inflamatória (reduziu danos em casos de pancreatite), antitumoral (câncer de pele), antioxidante, ação desintoxicante, analgésica e ultrapassa a barreira hematoencefálica. Este componente também está presente majoritariamente em outros OEs, como o Cipreste (cerca de 53%) e o Olíbano (cerca de 38%). Já o Cariofileno, é um sesquiterpeno que também tem ação anti-inflamatória, bactericida, antitumoral, ansiolítico e  antiviral. Ele também reduz a tensão e o estresse. Está presente maioritariamente por exemplo no OE de Copaíba (cerca de 70%) e de pimenta negra (30%).

No caso do OE de erva baleeira, são conhecidas suas propriedades cicatrizantes, analgésicas e antissépticas, sendo um excelente anti-inflamatório. Também é utilizado para dores articulares, artrite, reumatismo, torções, fibromialgia, contusões, LER e gota. 

Esse é só um exemplo para ilustrar uma cromatografia de óleo essencial. É possível estender esta analise para cada componente químico e dessa forma conhecer e utilizar muito melhor suas propriedades terapêuticas. 

Fontes consultadas: www.harmoniearomaterapia.com, https://www.oleosessenciais.org/cromatografia-e-cromatograma/

Compartilhe esse post!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram