Aromaterapia e o signo de Aquário

Conteúdos do Post

AROMATERAPIA E OS SIGNOS

Sempre que o sol entra em um signo, esse movimento marca uma influência maior do signo nas pessoas nascidas no período. Traduzindo em frequência de vibração, podemos relacionar os arquétipos dos 12 signos com determinadas frequências e características que podem estimular experiencias nas nossas vidas.

Os estímulos vibratórios de cada arquétipo serão melhor utilizados se tivermos consciência do que buscamos e consideramos que a responsabilidade por qualquer mudança ou ação, será sempre nossa. Ou seja, de nada adianta atribuir a um fator determinado (como um signo por exemplo), as razões para nosso fracasso ou sucesso.

Quer saber quais óleos essenciais escolher para dinamizar ou equilibrar esse arquétipo?

AQUÁRIO – 20/01 a 18/02

Arquétipo da ousadia, visão de futuro e quebra de padrões. Aquário é regido por Urano e Saturno, está relacionado à casa XI, ao elemento AR, ao chacra frontal e à substância mercurial, na visão da Astrologia Alquimica.

Este signo leva à reflexão a respeito do futuro. A intuição que abre as portas da sensibilidade para enxergar longe. A capacidade de observação mais profunda, a inteligência, a percepção aguçada do mundo interno e também do externo. 

Em geral, as pessoas nascidas com essa influencia  são inteligentes e comunicativas. Adoram pensar em como tornar o mundo um lugar melhor, o que realmente é útil e inútil, o que é diferente e original. Por isso às vezes podem ser teimosas e inflexíveis em suas ideias sobre o que deve ser feito em determinada situação. Aquarianos também amam o novo e a liberdade. São observadores, criativos, aventureiros e inovadores.

Em 2021 o sol entrou no signo de Aquário no dia 19/01. Ao longo de todo o ano a passagem de Júpiter e Saturno por Aquário serão bem especiais para quem tem este signo solar.

AROMATERAPIA E O SIGNO DE AQUÁRIO

Na psicoaromaterapia usamos os óleos essenciais para tratar os estados da mente, as emoções e o comportamento. O aspecto emocional e vibracional de cada óleo essencial pode dinamizar ou equilibrar os aspectos deste signo. 

Quando se apresenta em desequilíbrio o arquétipo de aquário, Petry*1 indica o uso de alguns OEs:

O excesso de energia mental e sua busca pela liberdade podem tornar aquarianas (os) com dificuldades de se entregar profundamente nos relacionamentos. Facilmente se sentem sufocadas(os) e inseguras(os) o que pode gerar um comportamento um tanto indiferente, desligada(o) ou individualista. *1

Nesses momentos vale inspirar profundamente o óleo essencial de Bergamota que reforça as características especiais deste signo como a esperança, liberdade, positividade e independência.

Bergamota além de potencializar o bom de aquário, atua na insegurança e na dificuldade de se relacionar com profundidade/entrega. *1

Para reduzir o excesso de energia mental, indiferença ou individualismo o óleo essencial de gerânio pode ser um grande aliado associado a bergamota. *1

Os óleos essenciais que podem ajudar com o medo da intimidade e da timidez são: Ylang ylang, Laranja doce e Tangerina. Óleos que inspiram confiança são Bergamota, Cipreste, Lavanda e Cedro. Óleos que reduzem a teimosia são Limão, Hortelã pimenta, Manjerona, Lavanda e Tangerina. *1

ASTROLOGIA MÉDICA E ALQUÍMICA

A chamada Astrologia Médica tem como objetivo compreender as condições físicas de um indivíduo. Aqui, os fatores astrológicos são interpretados como partes do corpo (os signos), funções fisiológicas (os planetas) e áreas de expressão (casas). *2

Na Universidade de Bologna (Itália) e na Universidade de Salamanca (Espanha), duas das mais antigas da Europa, a Astrologia Médica era uma disciplina do curso de Medicina.

O estudo da Astrologia Alquímica fundamenta-se na teoria de Hermes Trismegistus e é um ramo que permanece fiel aos ensinamentos da Alquimia. As casas astrológicas, os planetas e os signos estão relacionados aos componentes da Árvore da Vida, segundo a Alquimia: os chakras, as três substâncias e os quatro elementos. *2

Gostou do tema, quer saber mais sobre o assunto? Nesse post falo mais sobre astrologia como ferramenta terapêutica.

FONTES CITADAS NO TEXTO:

*1 fonte: blog.harmoniearomaterapia.com.br/aromaterapia-e-os-signos-ar

blog.harmoniearomaterapia.com.br/aquario-aromaterapia-e-os-signos/

*2 fonte: astrologia alquimica – escola de alquimia contemporánea (EDALC) 

Material de aula não publicado 2013 Astrologia Alquímica – 2ª edição em 16/agosto/2016 

Compartilhe esse post!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram